Despedida da Espanha

               Foi quase um ano de Espanha, muitos quilômetros caminhados, pedalados, rodados, muitos sonhos, muitas experiências, muitos novos amigos. É hora de fazer as malas, encerar os trabalhos, despedir-se. É hora de desapegar do conforto e enfrentar o novo.

                Quando cheguei à Espanha, tinha apenas uma mochila de peregrino com 12 quilos, agora tenho esses quilos na barriga. Mesmo me exercitando diariamente, ganhei peso, ainda estou mais magro que quando iniciei o projeto, e quero perder um pouco. Além da barriga, tenho dois carros, duas bicicletas, uma moto, um parapente, um kite-surf, equipamento de mergulho, quatro grandes malas, varias ‘obras artísticas’,..., e uma esposa. Que diferença!!

                Algumas bagagens não pesam, as lembranças, as experiências, os aprendizados, tive muito de tudo isso. Considero ter mais uma etapa cumprida, fiz varias atividades, conheci e me relacionei com diversas pessoas, fiz o que estava previsto e mais um pouco. Faltou tempo para fazer algumas atividades com mais profundidade, como culinária, teatro e cerâmica com torno, mesmo assim, acredito ter feito o que havia planejado e os resultados foram melhores que as expectativas.

                Nessas ultimas semanas tivemos vários encontros de despedidas, foram jantares, almoços, aperitivos, encontros, com amigos de diversas áreas; filosofia, teatro, Reiki, desenho, pintura, curso de mandalas, colegas da classe de Espanhol, amigos do acaso. Todos como muita emoção no ar. Pessoas que nos acolheram com bastante amabilidade. Hoje tenho uma ideia dos espanhóis diferente da que tinha quando saí do Brasil. Essa ideia está relatada no texto Simples Mensagem. Coloquei fotos desses encontros na pasta Caminhos – Fotos de amigos e minhas.

                Há poucos dias, fomos a Valência para conhecer uma grande festa que tem na semana que antecede ao dia 19/03, são as Fallas, é uma festa única. A cidade recebe mais de 1 milhão de pessoas, as ruas ficam cheias, muita música, fogos, esculturas gigantes, espalhados por mais de 800 locais. Uma festa que mistura tradição, religião, turismo e balada. Só vendo as fotos para ter uma noção, a pasta chama-se Fallas Valencia.

                Também não resisti e fui voar de parapente, matei a saudade, fomos a dois locais diferentes, um a beira da praia e o outro nas montanhas perto de Alicante. Mesmo não voando muito, ainda gosto e apreciei os passeios. As fotos estão na pasta Alicante.

                Algumas pessoas me perguntam quais foram a melhores experiências, se atingi os objetivos planejados e se sinto alguma mudança na vida, são respostas difíceis, foram tantas experiências, todas boas, foram tantos passos que tenho dificuldade de apontar algum especifico. Posso afirmar que me esforço para estar desperto e transformar experiências em vivencias. Passando do aprendizado para a compreensão, almejando em um futuro alcançar a serenidade da sabedoria.

                Quem já viu as minhas fotos pôde notar que estou deixando crescer a barba, está branca!! Alguns amigos brincam que estou preparando-me para ser Papai-Noel, outros dizem que é sinal de idade, para mim é apenas uma mudança. Acredito que a natureza, as coisas, as pessoas mudam sempre, somos nós que valoramos se a mudança é positiva ou não. Assim, para mim, tudo que vivi e se movimenta é positivo, espero que as pessoas com as quais convivo,  também consigam dar essa informação ao fator mudança.

                Mudar dá trabalho?! Não sei, acredito que mudar apenas nos tira da acomodação. Isso é trabalhoso? Penso que estamos mudando e nos movimentando a todo instante. Desde quando acordamos e saímos do sonho até a hora de dormir e entrar no sono novamente. Assim prefiro acreditar que a mudança é algo inerente à própria vida. Se estivermos percebendo os movimentos, o resultado traz satisfação e promove crescimento.

                Mudar para a Itália me remete novamente ao desconhecido, a deixar os amigos, a deixar o conhecido. Para fazer esse processo adequadamente, tenho procurado estar atendo e reconhecer o limite entre desapego, indiferença, apego e carinho, e como esses sentimentos podem se misturar impulsionando ou aprisionando as escolhas de avançar ou permanecer.

                Quanto mais consciente do processo, mais puro fica o sentimento e assim consigo discernir entre eles, escolhendo caminhar, seguindo em frente, seguindo a evolução.

                Sinto-me tranquilo, acredito estar fazendo as melhores escolhas possíveis, que me esforço para dar o meu melhor, com humildade de saber que poderia fazer mais e melhor, sem me culpar ou penalizar pelos equívocos.

                Na Itália tenho planejado fazer algum curso de gestão empresarial, vamos ver o que irem encontrar, lembrando que atualmente os italianos não são o melhor exemplo de gestão!! Se for possível pretendo explorar a culinária e me manter ativo no campo artístico.

                Vou sem expectativa, com calma, tendo certeza do êxito no cumprimento dessa nova etapa do Projeto Sabático, em busca do Autoconhecimento e Aperfeiçoamento pessoal.

Quando estiver estabelecido enviarei meu endereço e telefone.

 

Adiós Espanha, Bongiorno Itália!!!

Comentários  

 
+1 # ComerTexe 28-03-2012 15:59
Olá Clóvis,
Segundo o livro Comer, Rezar e Amar, agora chegou a tua vez de COMER.
Já está dizendo que aumentou em peso na Espanha, mesmo fazendo exercícios. Xxxxiiiii.
Bom proveito meu amigo, e vai acostumando a falar, ou ouvir, alto, com muita gente ao mesmo tempo..... rsrsrsrs.
Abraços.
Teixeira
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: ComerClovis Fernando Greca 28-03-2012 20:53
Oi Paulo.
Desculpe a demora em responder, estou me preparando para a mudança e com bastante atividades. Acabo de terminar um texto sobre isso e lá reflito um pouco sobre seu comentário.
Pelo menos voce saber a forma correta de escrever, eu vou pela intuição e pelo corretor, muitas vezes não funciona.
Voce está certo quanto a sabedoria, vem com a idade, mas como eu ainda sou novo, vai demorar mais um pouco para chegar lá.
abraços
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: ComerClovis Fernando Greca 28-03-2012 20:58
Oi Texe
Acho que se a autora tivesse vindo para a Espanha o titulo do livro seria outro: " Comer, Tirar Siesta, Rezar e Amar.
Aqui na Espanhal tb fala, ouve, etc, junto, a diferença é que os italianos usam as mãos tb.
abraços
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Despedida da Espanha Cristiane Harald Franke 11-04-2012 10:26
Hehehe, pelo jeito não fui a única que leu esse livro: Eat, Pray, Love de Elizabeth Gilbert's.

Aproveitei a minha pauza do almoço pra entrar na sua página. É muito interessante a gravação do final da sua caminhada. Me pareceu muito uma reportagem sobre uma missão cumprida e já na expectativa sobre as coordenadas para uma nova tarefa.

É bom saber que você está bem e que fez tantas coisas boas nesses últimos meses. Aproveite a visita da família e curta cada momento com a sua esposa.

Benvenuto in Italia.

Pena que a gente não se encontrou em Alicante então o jeito vai ser se encontrar em Firenze e depois in IJsselstein.

Abraços.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: RE: Despedida da Espanha Clovis Fernando Greca 29-04-2012 19:17
Oi Cris!
Conseguimos nos instalar, já estamos com casa em Siena. Demorou um pouco e deu trabalho, mas o resultado compensou. Quando vier nos visitar, verá. Penso que a cada dia temos uma missao cumprida e a cada novo dia, uma nova missao. Fico contente de avançar para um novo dia a cada dia. Nos vemos, beijos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Isso ai!!!!!!!!!Edileuza Giacomini 25-04-2012 20:30
Desejo que vc encontre a mesma felicidade e conhecimento que encontrou na Espanha.Isso ai meu amigo, a vida 'e uma grande caminhada, e somente paramos quando morremos. Abraço
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Isso ai!!!!!!!!!Clovis Fernando Greca 29-04-2012 19:47
Grazie. Agora estamos apreendendo Italiano. Legal, os caminhos parecem não ter fim, a cada passo descubrimos que exitistem novas possibilidades. Obrigado pelo incentivo. bjs
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting