Volvo Ocean Race

Entre os dias 15/10 e 05/11 tivemos um evento importante e interessante em Alicante, foi o início da regata transoceânica com o nome de Volvo Ocean Race (http://www.volvooceanrace.com/).

alt  alt

São 6 veleiros de 70 pés que irão percorrer cerca de 39.000 milhas em 9 meses, passando por vários locais e dando a volta ao mundo.

Ao mesmo tempo em que é uma competição é uma grande aventura. Diferente da maioria das competições, onde o ambiente é mais ou menos controlado e/ou conhecido e ocorre em um tempo relativamente curto, essa regata é no planeta e por um longo período.

Um espetáculo de cores, tecnologia, de estratégia, planejamento e principalmente de trabalho em equipe.

No mar, são 11 tripulantes por barco, que devem ter uma harmonia e espírito de grupo para lograrem bons resultados. Estarão dando o seu melhor, por 9 meses seguidos e 24 horas por dia. Sempre trabalhando no limite.

Entre cada perna da regata, que pode ter até 30 dias, os iatistas chegam a perder 10 quilos de peso. A alimentação é uma ração, o sono é segurando-se e amarados para não caírem, tendo que acordar para mudar de lado cada vez que o veleiro muda de direção. A noite, devem fazer revezamento para dormir, a cada 2-3 horas.

Na ultima edição, que ocorreu há 3 anos, a velocidade media foi de 25 nós/hora e a máxima foi 40 nós. Isso para um veleiro é muito, para um barco de 70 pés é mais ainda e por ser em mar aberto é uma loucura.

Para ter uma ideia, nas primeiras 24 horas dessa etapa, já houve duas baixas temporárias, um veleiro quebrou o mastro e o outro abriu um buraco no casco passando por ondas de 10 metros, isso porque, ainda estavam no mar mediterrâneo.

Foi uma emoção empolgante poder ver de perto os veleiros, os iatistas e o trabalho em equipe. Pedi a amigos que trabalham na Volvo para tentarem conseguir uma entrada nos eventos que a Volvo faz para seus clientes. Foi de ultima hora, não tinha esperança de conseguir, mas deu.

Participei de 3 atividades especiais:

1) Apresentação do que chamam de warm-up, onde no dia anterior a primeira regata são apresentados vídeos sobre a competição e o capitão de uns dos barcos conta pessoalmente sua expectativa e como é navegar nesse tipo de regata.

2) Saímos em um barco para ver de perto a primeira regata, ficando a poucos metros dos veleiros a plena velocidade. Foi 1 hora de competição, com um ziguezague enorme antes da largada, todos querem ficar na melhor posição. Cada barco tem uma cor e suas velas são enormes, um colorido fabuloso. Não percam de ver as fotos no blog ou no site da Volvo!

3) Uma semana depois da regata interna, os veleiros iniciam a conquista dos mares, uma nova largada, emoção no ar, ziguezague e partem, fazendo um show no trajeto inicial. Também tive o prazer de estar a bordo de um barco vendo de perto o início da jornada. Fiquei triste apenas por não poder dar uma volta nos veleiros, seria como andar em um carro da formula 1, ficou a grande vontade de velejar.

Durante as 3 semanas do evento, houveram vários shows, atividades culturais e diversão. Outros grandes veleiros estavam presentes, existe uma categoria especial para eles no certame. Deve ser um bom programa para quem tem disposição.

Agradeço aos amigos que me ajudaram a conseguir assistir de perto o evento e elogio a Volvo pela ideia e a promoção da regata.

Acredito que um dos futuros desafios da humanidade é conhecer os oceanos, sua força, sua energia e utiliza-los de forma consciente e harmoniosa com a preservação da natureza.

Um veleiro de 70 pés é grande, porém quando está no meio do oceano e no meio de uma tempestade, não é nada, fica menor que uma agulha no palheiro.

A tecnologia embarcada é de altíssimo nível. Dando uma primeira olhada, todos os veleiros são iguais, mas quando prestamos atenção, cada um tem uma infinidade de detalhes distintos. Esse é o processo de desenvolvimento proporcionado pela competição, e no futuro utilizado por todos.

O ser humano sempre está na busca de desafios e conquistas. Todos têm no DNA essa característica, ela se manifesta de formas diferentes, mas é seguro que está ai. É o desejo e a vontade de se aprimorar, de se aperfeiçoar, de evoluir.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting