Diversidade, Solidariedade e Crise (continuação...)

Solidariedade

No evento DiversAlacant haviam dezenas de associações, muitas pessoas voluntarias mostrando o que estavam fazendo de forma solidária para ajudar ao planeta e as pessoas necessitadas. São projetos em várias áreas e locais diferentes, na Espanha e no mundo.

Da mesma forma como deve estar ocorrendo em diversos locais, milhares de pessoas estão dispostas a ajudar de maneira voluntaria a criação de um mundo melhor. Será que sabemos o que é um mundo melhor? O que entendemos de um mundo melhor é o mesmo que o mundo entende sobre este ponto? Quando me refiro a mundo, quero dizer, pessoas, planeta, natureza, tudo.

A sensação que tive é que não faltam pessoas dispostas a colaborar. Todas as associações parece terem objetivos nobres e uma grande criatividade para por em prática seus ideais. Com uma quantidade tão grande de entidades é possível não nos perdermos e criarmos conflitos e desperdícios? Acredito que o trabalho em equipe é sempre melhor. Será que seria possível a coordenação dessas milhares de pessoas e centenas de entidades para trabalharem de forma cooperativa? Claro, que sem perder a individualidade e a inciativa individual.

Agora, noto a ligação com o tema diversidade, as duvidas são parecidas.

Imagino que possam existir pessoas que estejam nas entidades apenas para aparecem ou auto enganar-se, não importa, o importante é que este sentimento de solidariedade parece estar crescendo. Realmente é difícil sair do comodismo, da área de conformo, do mundo que estamos acostumados e colaborar altruisticamente em projetos que não nos tragam aparentemente nenhum benefício direto. Existe forma de motivar as pessoas a serem voluntárias genuinamente?

Uma das grandes dificuldades do trabalho voluntariado é a falta de compromisso, vários voluntários estão dispostos apenas a doarem o tempo que sobra e não se sentirem compromissados.  Isso dificulta o trabalho das associações, pois para fazer um trabalho sério é necessária uma constância e previsibilidade. Como fazer o trabalho voluntário ser comprometido?

Noto uma sinergia entre as ações por detrás das palavras: solidário, voluntário e altruísta, sinto que todas elas necessitam de compromisso e comprometimento para serem verdadeiras suas ações.

Abaixo algumas imagens que representam a solidariedade no mundo.

alt

Pesquisei a origem da palavra solidariedade, é diferente da ideia que tenho sobre ela. Para mim, o sufixo "edade" representa uma habilidade, uma qualidade e a parte inicial, e "solidari", lembra Sol e representa a luz, energia solar e vital para nossa existência. Juntando as duas teríamos: Qualidade de proporcionar a Vida ao mundo, ao próximo.

Crise

Fica para semana que vem!!!

 

PS.: coloquei algumas fotos a mais de minhas obras de arte, para quem quiser acompanhar é só clicar aqui.

Também coloquei algumas fotos do Volvo Ocean Race, que teve sua abertura em Alicante, tem fotos bem legais.

Comentários  

 
0 # Bodhicitta - compaixão e sabedoriaGilberto Silvinha 30-10-2011 18:50
Oi Clóvis, este texto e as perguntas que você coloca me lembram sobre Bochicitta que vem a ser a mente da compaixão, onde através dela, tiramos o foco de "eu" para colocá-lo no "outro".
Enquanto ainda somos pessoas comuns trilhando nossos caminhos, buscamos desenvolver este hábito de executar esta mudança de maneira forçada e não é fácil, porque dar mais importância ao próximo requer muita energia. Porém, à medida que fazemos isso vez após vez, temos a chance de nos familiarizarmos com o processo de geração de compaixão e consequentement e das ações que provêm dela, dentre as quais a solidariedade.
A sabedoria que está em Bodhicitta é alcançada quando se percebe que não existe diferença entre eu e outro e portanto a compaixão, solidariedade etc. vem de forma totalmente natural e não forçada.
Enfim, sem a motivação correta é muito difícil temos uma mudanca real e genuína, mas eu acredito que ela é possível.

Grande abraço,
Giba.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Bodhicitta - compaixão e sabedoriaClovis Fernando Greca 01-11-2011 15:19
Giba
Obrigado por sua contribuicao. Me lembro de ja ter lido, estudado e ouvido sobre o conceito de Bochicitta.
Tenho me esforçado para nao usar palavras complexas e com signifados profundos. Sei que elas sao importantes e que sua correta compreencao levam a um real desenvolvimento . Estou em um momento diferente, procuro o simples, para isso, nada melhor que reaprender significados usando palavras que ainda nao estao tao carregadas de informcacão como por exemplo a compaixao.
Abraços
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Hola!Andre 01-11-2011 00:08
Grande Clóvis!Que bacana as tuas obras,gostei muito da pintura a óleo,ficou chique!Realment e muita gente confunde o trabalho voluntário com trabalho sem compromisso,sem horários,sem hierarquia, e não é bem assim,devemos dar o nosso melhor e não o resto,a sobra.
Sin otro particular,salu dos desde Brazil !! Abração!
André.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Hola!Clovis Fernando Greca 01-11-2011 15:27
Diga Andre.
Pintar é bancana, ainda nao apreendi a pintar detalhes, coisas grandes é mais facil e gostoso.
Sei que varias pessoas sabem bem a diferença entre volun.Livre e volun.Comprometido, abordei o assunto para refletir sobe este ponto e questionar até que ponto estou disposto a ser um voluntario comprometido.
Abraços a todos
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting