Iniciando as atividades escolares

Já consegui preencher 24 horas/semana de atividades e a partir de outubro deve aumentar para 36 horas/semana. Acredito ser o suficiente para sentir-me produtivo e avançar nas metas do projeto.

As atividades já programadas e que estão por iniciar são: Espanhol, desenvolvimento da criatividade aprendendo a fazer mandalas, técnicas de manipulação de argila, O Corpo como ferramenta de comunicação e teatro (interpretação).

As atividades que já estou fazendo são: exercício físico, pintura, técnicas para o aperfeiçoamento da voz, filosofia oriental, desenho, teatro (expressão corporal), escultura em barro e a participação em 2 fins de semanas de um curso de dublagem.

Essa semana um fato importante aconteceu, uma atividade extraescolar começou. Agora, minha esposa está em Alicante.  Depois de quase 5 meses sem a convivência diária com outra pessoa, início essa nova experiência. Passada a empolgação inicial, aos poucos, partimos ao cotidiano. Como fazer para que o novo esteja presente na relação? Como dar oportunidade ao espontâneo? Como fazer um processo de aperfeiçoamento individual sem ser individualista? Essas e outras questões surgem. O exercício diário da convivência solicita criatividade, é essa a busca, vamos em frente.

Com exceção do curso de filosófica, todo restante é novo e bastante diferente. Tenho me experimentado em novas situações, acredito que isso proporcione um aumento da plasticidade do meu ser, assim sigo o caminho do aperfeiçoamento.

É gostoso notar a sinergia que ocorre entre as atividades e os pontos que pretendo desenvolver, o sincronismo parece prefeito. As aulas passam rápido, consigo ter bons insites e fico ansioso pela próxima aula.

Vou relatar um pouco como tem sido cada uma das atividades para irmos acompanhado a desenvolvimento do processo.

Pintura – É numa escola simples a 1,5 km de casa, no horário que vou está presente apenas mais uma aluna e a “professora”. Meus primeiros desenhos foram com giz pastel. Uma paisagem de praia, gostei do que fiz. Acredito que é isso que importa. O outro quadro foram girassóis, mais difícil, lembrou-me da chegada de bike a Sevilla. Agora iniciei uma tela com tinta a óleo, vamos ver o que acontece.

Desenho - O “professor” trabalhava em Hollywood fazendo cenários e outras coisas para o cinema. É uma escola mais elaborada e tem vários alunos.  Comecei desenhando minha mão através de um vidro, depois passei para o papel. Está é uma técnica inventada na época renascentista para transpor imagens de 3D para 2D. Não é que funciona!!!

Filosofia Oriental – Acabei encontrado um local interessante, chama-se Centro Imaginalia, reúne 3 ONGs diferentes, uma delas inclusive, tem no Brasil, é a Nova Acrópoles. Existem vários cursos gratuitos e opera com voluntários. O assunto do curso já é conhecido, porem, é bom aprender como expor pensamentos filosóficos em espanhol, além de poder conhecer pessoas com ideias parecidas com as minhas. Um conceito bacana que anotei foi o de diplomacia, que é a arte de induzir nossa vontade sem provocar danos.

Escultura – É um ateliê com obras bonitas, o “professor” chama-se Jesus, seu trabalho é interessante e diferente. A primeira tarefa que me deu foi amassar barro, pediu para eu pensar que tinha uma folha em branco nas mãos e deixar a forma surgir. Não é que surgiu. Inicialmente uma bota que depois foi transformada em um pé. O resultado pareceu um pé de um homem das cavernas, feito por um artista da mesma época! Mas valeu! Agora iniciei outra obra. Vi que quanto menos intenção tenho, mais criação e leveza surgem.  Estou tentado fazer um lábio/boca, será que continuará sendo ou se transformará?

Teatro (Expressão corporal) – Estou fazendo movimentos diferentes com o corpo, tomando consciência do espaço e das pessoas a minha volta. Rolando, deitando, levantando, andando, movendo, sendo montanha, usando máscara plana (sem expressão facial). Tudo para desaprender e depois aprender como agir de forma consciente e com intenção.

Dublagem – Participei mais como espectador, ainda meu espanhol é ruim para ler e pronunciar corretamente. A parte teórica foi muito boa e a pratica, descontraída.

Para fazer uma dublagem temos que ter um bom sincronismo e uma boa interpretação. 

- Uma voz boa deve ser:

  1) Clara, dicção e vocalização.

  2) Suficiente, ter o volume apropriado para o local e a intenção.

  3) Expressiva, dar a entonação/interpretação adequada.

Quando lemos temos que fazer o trabalho oposto que o escritor fez. O escritor traduziu um pensamento/sentimento para palavras e colocou no papel, para ler temos que retraduzir de palavras para pensamento/sentimentos.

- A voz tem 4 características:

 1) Volume (mais ou menos intenso)

 2) Tom (de agudo a grave)

 3) Velocidade (de curta a lenta)

 4) Timbre (cada pessoa tem o seu, é como uma impressão digital)

Interessante perceber que usamos as 3 primeiras em conjunto, devemos aprender a usá-las de forma isolada.  O professor brincou dizendo que nosso chip está estragado e não conseguimos falar mais alto, sem aumentar a velocidade e ser mais agudo. Pareceu-me verdade.

A parte pratica foi dublar um filme, em estúdio, e depois ver como fica. É legal ver o resultado.  Fizemos também a dublagem de desenho animado, Monstros S/A, é divertido e se dão muitas risadas. Voltamos a ser criança.

Aperfeiçoamento da voz – A aula é com uma fonoaudióloga, estou aprendendo formas de exercitar a respiração e o diafragma, como criar espaços no pulmão, tentado reconhecer sons e reproduzi-los.  Descobri que tenho músculos que desaprenderam a trabalhar separados. Comecei a entender como fazer para projetar a voz, que temos órgãos ressonadores. Desejo saber usar a voz e suas possibilidades de forma consciente.

Este foi apenas um resumo de alguns pontos das aulas, tenho muitas outras anotações e percepções, aos poucos tentarei colocar no papel.

 

Para completar a semana fui a um concerto. Está acontecendo o festival de musica de Alicante e teve a apresentação da orquestra sinfônica nacional da Espanha, tem mais de 100 participantes, foram 4 musicas. A última foi a sinfonia numero 15 de Dimitri Shostakavich com 46 minutos de duração. É lindo ver a harmonia, a atenção de cada musico, o maestro, todos parecem estar em profunda meditação de tão grande que é a concentração.

PS.: Coloquei algumas fotos do passeio da minha casa até a praia de San Jun, neste link, que também é possível acessar na seção de "Fotos" --> "Espanha - Alicante", na barra de menu deste site.

 

 

Comentários  

 
0 # Fotos de las obras Alberto 19-09-2011 17:52
Estaría bién que pusieras algunas fotos de las obras "artísticas" que vas haciendo.
Tal vez se viese alguna evolución. A lo mejor existe correlación entre algunas características de las esculturas que uno hace, y su capacidad para hacer teatro. Lo que está claro es que las características de una persona se reflejan en sus obras.
Posiblemente el tiempo del proyecto sabático no sea suficiente, pero ¿quien sabe?
Un abrazo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Fotos de las obrasClovis Fernando Greca 20-09-2011 12:53
Oi Alberto,

Pretendo fazer isso, tirar fotos das “obras” e colocar no Blog, apenas estou esperando ter mais quantidade.
Concordo com você e acredito que as obras estão relacionadas com meu momento e todo o processo. A vezes consigo fazer uma boa relação e expansão de consciência usando-as como ponto de partida.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # ArtesMaria Tereza Greca 29-09-2011 02:14
Oi filho....vc está se revelando um excelente artista.....faça alguma coisa pra mim....especial...beijos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: ArtesClovis Fernando Greca 29-09-2011 11:45
Mãe sempre ve o que os filhos fazem com sendo excelente. Ainda sinto que tenho 12 anos brincado de pintar ou desenha ou...
Mesmo assim estou gostando do resultado e acredito que com dedicação, percistencia e aprendizado, poderei fazer alguma coisa bonita. Nao apenas para os olhos maternos.
Agradeço o incencivo e vou fazer algo especial sim. beijos
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting