Diário Via Verde Ojos Negros - dias 01 a 03/08
Última atualização em Seg, 15 de Agosto de 2011 13:56
01-08 – De Teruel até Barracas – 53 km
O Fernando, irmão do Alberto, convidou-me para fazer essa rota. Um programa diferente, iriamos de bike de Teruel até Valencia, uns 180 km, com seus filhos.
A trilha foi feita em um antigo leito de ferrovia, preparando para bike e caminhadas. Bastante plano, subidas leves e longas descidas, iniciamos +/- 1.200 metros acima do nível do mar e desceríamos lentamente até o nível do mar. Longe de carros, com áreas de lanches, bem sinalizado e pavimentado de anti-pó.
Iniciamos alguns quilômetros a frente de Teruel, a fim de evitar a subida inicial. Temos duas criança, Aida de 9 anos e Abel de 6,5 anos, subir não é fácil, principalmente para elas.
Começamos o dia com neblina e frio, aos poucos o sol e o calor foram aparecendo.
Depois de uns 30 km paramos para almoçar. Seguimos, passamos por pontes e paisagens lindas, um percurso bastante agradável. Em Baracas nos hospedamos em uma pousada, não havia camping.
Jantamos e tomamos um bom vinho, por 1,20 euros. Um bom papo e as crianças ainda com energia. Fizemos 53 km, acho que uma boa distância. Caiu o dente-de-leite do Abel, ficou banguela total, sem os dois dentes da frente.
Ficamos todos em um quarto com duas camas de casal. Pela primeira vez desde que sai do Brasil, dormi na mesma cama com outra pessoa!
02-08 Barracas até Navajas – 40 km
Tomamos um bom café e iniciamos. Foram 40 km de longas descidas, quase sem qualquer esforço. Locais bonitos, moinhos, montanhas, vários tuneis, pontes, uma represa e um rio de água limpa. Não achamos o acesso para ir tomar banho, que pena.
Paramos para fazer piquenique e nos divertimos procurando pedras. A certa altura, Abel acabou trombando com Aida, um pouco de choro. Não foi nada, apenas o susto.
Desta vez paramos em um camping, chegamos cedo, por volta das 14hs. Almoçamos e fomos montar as barracas, as crianças nos ajudaram, foi uma brincadeira com elas. Depois ir a piscina, cheia de crianças gritando e correndo. A água estava gelada para o meu gosto!
Eu e Fernando fomos dar uma volta na vila, belas casas, grandes, do início do século. Tudo bem cuidado. Visitamos uma cachoeira em um parque, ela tem o tradicional nome de véu de noiva.
Ensinei as crianças a jogar palitinho e outras brincadeiras, para passar o tempo e descontrairmos.
03-08 Navajas até Aligimia de Alfara - 30 km
Iriamos pegar o trem um pouco antes de Valência, o pedaço final é pela cidade e com alguns pontos movimentados. Seria perigoso e chato fazer o trecho com as crianças.
Iniciamos o dia desmontando as barracas, em seguida café da manha e pé na trilha. O Fernando achou melhor colocar um engate na bike do Abel, assim ele iria rebocado e não sentiria as subidas que poderiam aparecer. Para as crianças, pequenas subidas, parecem grandes montanhas.
Diferente dos outros dias, encontramos vários ciclistas fazendo o caminho. A sinalização e o próprio caminho não estão bons neste trecho, alguns desvios, indicações confusas e buracos. Predemo-nos algumas vezes, quando perguntávamos para os ciclistas, eles também não sabiam. As pessoas locais davam informações confusas. Foi chato às vezes subir e depois ter que descer o mesmo caminho.
O engate do Abel começou a dar problemas, havia muitos buracos e não estava bom. Com isso nos atrasamos um pouco e começamos a ficar angustiados com a hora.
Por fim, chegamos a estação. Acabamos perdendo o trem por um minuto. Isso nos fez esperar por 3 horas. É bastante diferente entrar no trem com as bikes, eram quatro!
Chegamos a Valência, e fim de trilha.
Uma experiência diferente e bastante divertida. Foram 123 km, uma boa distância para as crianças e um bom tempo de convívio.
Comentários
Perdão pelo portonhol.
Foi um grande prazer estar com voce e seus filhos. Acredito que quem tem que muito agradeçer sou eu, pelo carinho e acolhida de toda sua familia. Senti-me extremamente feliz nos momentos que compartilhamos neste caminho.
Abraços
maravilhosa ...
um abração
Carlos Medici
Seu entusiasmo é sempre bem vindo. É muito gostoso ler suas mensagens. Em cada palavra lembro de sua disposição e amimo em busca de viver.
Desejo continuar compartilhando minhas descobertas neste projeto, o que iremos construir, ainda não sei. Mas tenho certeza que busco o melhor possível.
Um grande abraço
Clovis
Assine o RSS dos comentários