O caminho - dias 16 a 19/05

17-05 (19) Mansilla até Leon – 22 km

Foi um trecho tranquilo, o mais chato foi procurar onde ficar em Leon e achar o centro da cidade. Quando chegamos à cidades maiores os sinais do caminho se confundem com outras indicações.

Como cheguei cedo, fui almoçar a procura de restaurante vegetariano, obaa, achei. Como faria um dia de descanso, resolvi dormir à tarde, foi bom, uma preguiça. Depois, sai para caminhar sem destino, apenas observando o local e as pessoas.

Aos poucos comecei a ver muitos peregrinos fazendo a mesma coisa, acabei reencontrando peregrinos antigos, como sempre um até logo. Ruas, bares e restaurantes cheios.

Fui jantar e dormir mais tarde que o usual, as 23:00 hs, mesmo neste horário, as ruas continuam cheias.

Em um bate papo, uma canadense me disse que há 40 anos fez um passeio pela Europa de bike por 4 meses, ela deu um relida no seu diário e disse que o interessante é a parte que ela escreveu o que sentia, o restante é aborrecido. Vamos ver se eu consigo.

18-05 (20) Leon – City Tour – 20 km

Apenas por curiosidade levei o marcador de passos para ver o que dava, no fim do dia deu 20 km. Isso não me pareceu um dia de folga.

Andei a toa pela cidade, vagando somente.  Vi muitos novos rostos, o que confirma que em cidades maiores muitas pessoas iniciam o caminho, e outros fazem saltos de ônibus, pois não tem tempo para fazer todo o caminho, ou estão machucados.

Fui visitar a catedral, com vitrais lindos. Na catedral tem um museu que acabei entrando, era grátis neste dia.  Impressionante a quantidade de obras de artes que a igreja possui. As obras retratam quase sempre, sofrimento, sacrifício, tortura, compaixão e iluminação. Será que Jesus imaginava o que a igreja iria construir com base na fé humana?

Depois fui visitar uma coleção de obras sobre Alexandre Magno (o Grande), ele conquistou uma boa parte do mundo conhecido. Foi retratado nos vários locais que passou como uma divindade, Índia, Egito,... estranho pensar no resultado atual da vida de Jesus e de Alexandre.

A cidade de Leon tem cerca de 120.000 habitantes, porem o movimento nas ruas, lojas, bares, restaurantes, parece com o centro de uma cidade de brasileira com milhões de pessoas.  Com certeza o poder aquisitivo deve influenciar muito nesta diferença.

A quantidade de idosos andando na cidade é grande, quase sempre bem arrumados, gravatas, vestidos e ternos. Mesmo com limitação de locomoção, estão nas ruas. Usam bengalas, andadores, guarda-chuva, carrinhos, alguns muito corcundas, mas todos nas ruas.

O povo espanhol não esta obeso, mostra-se um povo saudável, muito vinho e pão. Percebi um tipo de árvore estranha para mim, os galhos se unem e fazem uma teia, todas as árvores interligadas. Será que não somos assim também?

Varias esquinas de Leon tem de 6 a 8 ruas, bem difícil de localizar-se. Antigamente meu senso de direção era ruim, agora é normal. Mesmo assim, dei voltas, me perdia e me achava. Uma vez vi-me de volta onde comecei a caminhar, divertido.

A tarefa de escolher tem sido um bom desafio, quando temos muitas opções, não sei o que escolher. Tenho duvidas o que desejo, assim, com escolher? Principalmente quando não se sabe o significado das palavras do cardápio.

19-05 (21) Leon até Villar de Manarife – 21 km

Em Leon, fiquei em uma pousada, quarto individual, sem ver outros peregrinos. Acordei com preguiça, acho que a ausência da energia dos demais peregrinos fez falta. Tenho duvida se é bom deixar um dia de folga, ou seria melhor fazer percursos mais curtos para descansar. Logo que saí da cama a preguiça passou, vamos em frente.

Segui um caminho alternativo, um pouco mais comprido porem longe da autoestrada. Com isso o destino deste dia teve que ser revisto.  Optei por andar menos, cheguei cedo, as 12:30 hs. Esta semana devo preferir ficar ao invés de arriscar.

Apenas rostos novos, todos peregrinos, porem novos para mim. A esta altura tenho encontrado muitos peregrinos contundidos, andado devagar ou mancando. Eu tenho me cuidado, estou bem por enquanto, mesmo esquecendo-me de alongar, as vezes.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting