Projeto de Vida

Projeto de Vida

Etapa I - Lapidando Ideais e criando Significado

 

Esse projeto visa dar subsídios e propor um rumo a seguir quando do encerramento do período Sabático. Ele está dividido em duas partes:

 

1)    Conceitual, onde desenvolvo a teoria e proponho uma direção.

2)    Pessoal, onde procuro transportar os conceitos para a vida prática, descrevendo os caminhos e as ações que creio serem necessárias para dar início a realização dos ideais do projeto.

 

Parte I

 

Para desenvolver esse projeto, existe um pensamento central que está contido em todos os pontos do projeto, ele é o principal alicerce desta proposta.

 

Chamo a isso de Princípio Essencial:

 

1) Todo ser humano é capaz.

2) Capaz de ter consciência de si e reconhecer-se,

3) Procurando a própria evolução, aprimorando-se constantemente.

 

Cada pessoa tem sua compreensão desse princípio, a sociedade e a humanidade, como Seres coletivos, têm o mesmo princípio e também, sua compreensão, isso significa que:

 

1) Os grupos sociais são capazes.

2) Capazes de ter consciência de si e reconhecer-se,

3) Procurando a própria evolução, aprimorando-se constantemente.

 

Para manifestarmos esse princípio, utilizamos recursos que devem promover a validade dos princípios e manter sua (dos recursos) própria evolução, e ainda, do ser humano e das sociedades.

 

Esses recursos estão disponíveis em 3 Sistemas:

 

1)Sistema Educacional (disciplina o pensar e propõe a direção a seguir)

2)Sistema Político (regula a gestão, a relação humana)

3)Sistema Econômico (ordena a posse, o ter, o possuir)

  

Da mesma forma como os princípios valem para o ser individual e o ser coletivo, os sistemas tem a mesma característica, dessa forma eles interagem no/na:

 

Indivíduo                   -->Sociedade
Indivíduo X Indivíduo   -->    Sociedade X Sociedade
Indivíduo X Sociedade  -->Sociedade X Indivíduo       





Tanto o ser individual como o ser coletivo, a longo dos milênios, foi aprimorando os sistemas em mão dupla. A sociedade, através dos sistemas, ajuda o indivíduo e os sistemas a aperfeiçoarem-se, e o indivíduo colabora na melhora da sociedade e dos sistemas.

 

Para os sistemas se manterem em harmonia e atuantes, permitindo a manifestação dos princípios essenciais, o Ser humano e a sociedade necessitam dedicar tempo e esforço de forma equilibrada em quatro áreas:

 

1) Atividade de Troca

2) Relacionamento Social

3) Filosófica e Espiritual

4) Serviço Social ou Bem Comum

 

Não existe uma linha definida separando um setor de outro, ocorrem inúmeras inter-relações. Todas as áreas devem ser vividas de modo equilibrado, preservando momentos individuais, conjugais, familiares e sociais.

 

1)    Atividade de Troca, é todo o trabalho com objetivo de troca, visa manter as necessidades materiais, físicas e psíquicas providas.

 

2)    Relacionamento Social, momento destinado a suprir as necessidades emocionais e afetivas. Tempo dedicado ao indivíduo, à família, amigos e sociedade, ao lazer.

 

3)    Filosófica e Espiritual, área voltada a promover o crescimento interior, moral e ético para aprimorar o Ser e a Sociedade.

 

4)    Serviço Social ou Bem Comum, trabalho sem objetivo de troca, tem por meta compartilhar os conhecimentos e as experiências de vida, colaborando para o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos. Serviço altruísta, voluntário e comprometido.

 

Provavelmente várias das ideias e conceitos aqui expostos não são inéditos, podem estar incompletas ou equivocadas, porém acredito que da mesma forma como o milésimo experimento de Thomas Edson concretizou a ideia da lâmpada elétrica, esse projeto pode criar condições favoráveis para o despertar de um modelo de vida distinto do atual.

 

Esse modelo deve incentivar o conhecimento consciente dos princípios, recursos, sistemas e áreas para que o indivíduo e a sociedade possam de forma lúcida, tornarem-se mais responsáveis e escolherem seus destinos, criando condições para:

 

Objetivos intangíveis:

 

- Incentivar a procura por novos modelos vida

- Explorar a possibilidade de caminhos distintos dos atuais

- Auxiliar pessoas e a sociedade, proporcionando condições favoráveis as suas evoluções

- Incentivar a busca pessoal e coletiva, de cada um por seu melhor

- Estimular o reconhecimento de que os limites só existem na consciência, somos capazes de criar novas realidades

 

Objetivos tangíveis, um caminho para buscar o reequilíbrio dos sistemas:

 

- Criar ou procurar grupos de pessoas que tenham sinergia aos ideais do projeto

- Unir-se a pessoas dispostas a alinhar visões e se aprimorarem

- Compartilhar as melhores práticas de vida

- Ampliar as visões globais e especificas com a discussão de ideias e ideais

- Aprimorar princípios éticos e morais

- Colaborar no desenvolvimento de um ser humano com maior responsabilidade

- Aumentar a consciência dos lideres para reconhecer seu papel como agente responsável e capaz de promover o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade.

 

Atualmente, boa parte das pessoas acredita que passamos por uma situação de crise, nada mais oportuno que promover a discussão sobre os sistemas e como vivemos cada uma das áreas/setores; atividade de troca, relacionamento social, filosófica/espiritual e serviço social.

 

Quando temos dificuldades de viver equilibradamente nesses setores, contaminamos os sistemas; educacional, politico e econômico fazendo com que eles percam a harmonia e suas funções e, por consequência, não conseguimos manifestar adequadamente os princípios essenciais.

 

- Sistema educacional - a educação tem dificuldade de preparar as pessoas para buscar a harmonia individual e coletiva, tem uma visão de curto prazo e um modesto conteúdo filosófico, moral e ético.

 

- Sistema politico - os governos, as políticas e as sociedades tornaram-se incapazes de promover a equilíbrio e a felicidade, não importa qual modelo político ou social seja adotado.

 

- Sistema econômico - a sociedade e os indivíduos são prioritariamente dirigidos ao consumo, tendo como objetivo ganhar dinheiro. O possuir tem mais importância do que o ser.



Parte II

Aspectos individual e pessoal

Com base nos conceitos desenvolvidos na parte I, descrevo quais ações podem fazer com que a vida cotidiana se alinhe ao projeto e permita a manifestação dos princípios essenciais. A parte II está dividida em quatro tópicos, abordando cada uma das áreas, atendendo as necessidades individuais e coletivas.

 

- Duração da etapa inicial do projeto: de 10 a 20 anos

- Início: Janeiro de 2013

- Local: Brasil

 

O Brasil e os brasileiros têm a necessidade e a possibilidade de ter um papel importante, como agente promotor e aglutinador de uma nova ordem social.

 

Atividade de Troca

 

- Voltar a trabalhar como executivo

- Participar de cursos de desenvolvimento e aprimoramento de liderança e governança corporativa

- Preparar-me para atuar como conselheiro

- Aprimorar a ideia de permuta de conselheiro entre empresas

 

Relacionamento Social

 

- Participar de clubes e atividades que despertem amizades

- Ter lazer com pessoas com interesses, condições e princípios semelhantes aos meus e aos do projeto

- Manter interesses culturais e atividades artísticas

 

Filosófico e Espiritual

 

- Procurar grupos que estudem e utilizem conceitos morais e éticos cotidianamente

- Estudar, absorver e colocar em pratica conceitos filosóficos e religiosos

- Compartilhar os conhecimentos adquiridos

- Participar de grupos de leitura, discussão de livros e outros afins


Serviço Social

 

- Trabalhar de forma voluntaria e comprometida em atividades alinhadas ao projeto e ao seu aprimoramento

- Promover os conceitos de planejamento de vida e período sabático, ajudando pessoas com interesse nessas práticas

- Compartilhar as experiências dos projetos sabático e de vida


Dúvidas sobre o projeto:


O projeto é apenas teórico?

Existe uma finalidade pratica?

Como aumentar a consistência do projeto?

Quais pontos do projeto necessitam mais conteúdo?

Que ferramentas podem ser necessárias para sua execução?

Quais os requisitos preparatórios para sua execução?

- Melhorar a habilidade de comunicação?

- Escrever as ideias e discuti-las?

- Trabalhar a paciência e a diplomacia

Quais os caminhos iniciais para colocar em marcha o projeto?

  

Fim

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting