No avião, regressando ao Brasil !!!

Acabei optando por comprar a passagem na classe econômica, a diferença de 3 vezes o valor para uma categoria superior me deixa desconfortável. Um dia antes da viagem recebi um e-mail com uma promoção de upgrade para classe econômica de luxo, o custo era pequeno e arrisquei comprar. Por sorte, quando fui embarcar me promoveram para classe executiva, bom sinal, o vento estava a favor!

A viagem foi em um voo diurno, uma boa opção. Tive tempo suficiente para sentir, refletir, comparar e escrever o que passava em minha cabeça e no coração. Todas as ideias escritas em seguida são resultado dessas 11 horas de voo.

Comecei relendo o texto que fiz quando sai do Brasil há um ano e meio atrás, foi interessante, não apenas ler o que estava escrito, mas também, sentir o que poderia haver nas entrelinhas.

Na viagem de ida comentei que existiam muitas dúvidas e questionamentos, agora tenho poucos. Os meus sentimentos e pensamentos não são de dúvidas, mas sim de tranquilidade e certezas relativas.  Continuo percebendo o mundo a minha volta com atenção, porém não sobrecarrego o mundo interior, os pensamentos apenas fluem, sem criar um emaranhado em meu Ser. Sinto que o mundo observado se mistura com meu mundo e cria uma pintura equilibrada.

Deixei uma pergunta no ar: Deveria silenciar os pensamentos? Agora tenho a resposta. Não, apenas mantê-los calmos e serenos.

Chegando ao Brasil ainda tenho quase dois meses para entrar em sintonia com a família, amigos e o trabalho, antes de considerar essa etapa do projeto sabático concluído. Creio retornar igual e diferente, igual no desejo de fazer meu melhor e diferente na forma de buscá-lo, sinto a necessidade e a importância de fortalecer as novas descobertas, da mesma forma que é necessário praticar uma nova habilidade para não esquecer como fazer e consolidar o aprendizado.

Até o fim do ano estarei desenvolvendo meu novo projeto – “Projeto de Vida – Lapidando Ideais e criando Significado”, e elaborando um balanço do período sabático, comparando o que foi planejado com o que foi realizado.  Desejo ir reencontrando amigos a medida que surjam oportunidades e aos poucos contar e escutar as aventuras desse período.

Envio em anexo alguns textos que escrevi, creio ser um bom resumo para quem não conseguiu acompanhar no blog, para mim é uma boa leitura. No tempo que vivi fora, tive pouca oportunidade de trocar opiniões sobre o conteúdo dos textos, espero que agora surjam novas ocasiões. Acredito que a troca de ideias e o conhecimento de outras visões enriquece a compreensão dos pensamentos.

Inicialmente estarei morando em Curitiba por seis meses, nesse tempo vou observar minhas expectativas e desejos, bem como das pessoas que me cercam, vou procurar conciliar os lados, sem sentir estar abrindo mão do que creio ser um bom caminho. Para isso desejo praticar a diplomacia comigo e com os outros, procurando levar o conjunto a sentir-se realizado.

Nesses dois anos de projeto tive momentos de grande emoção, essa viagem de avião foi um deles. Quando escrevia as ideias do texto, por varias vezes as lagrimas correram, não sei o que criava esse choro, a sensação que mais dominava era a de “REALIZAÇÃO”.

A emoção era espontânea, estava escrevendo e escutando músicas, sem esperar vinha o choro. Acredito que a música de fundo pode ter colaborado, escutava Everybody Hurts, de R.E.M. www.youtube.com/watch?v=ijZRCIrTgQc, transcrevo abaixo a letra e a tradução. Como tudo tem uma linguagem simbólica, com certeza as músicas também têm.

 

Everybody Hurts

Todo Mundo Se Machuca

When your day is long

Quando seu dia é longo

And the night the night is yours alone

E a noite - a noite é solitária,

When you're sure you've had enough of this life

Quando você tem certeza de que já teve o bastante desta vida,

Hang on

Continue em frente

Don't let yourself go

Não desista de si mesmo,

Cause everybody cries

Pois todo mundo chora

And everybody hurts, sometimes

E todo mundo se machuca, às vezes

Sometimes everything is wrong

Às vezes tudo está errado,

Now it's time to sing along

Agora é hora de cantar sozinho.

When your day is night alone (Hold on, hold on)

Quando seu dia é uma noite solitária (aguente firme, aguente firme)

If you feel like letting go (Hold on)

Se você tiver vontade de desistir (aguente firme)

If you think you've had too much of this life

Se você achar que teve demais desta vida,

To hang on

Para prosseguir

Cause everybody hurts

Pois todo mundo se machuca,

Take comfort in your friends

Consiga conforto em seus amigos.

Everybody hurts

Todo mundo se machuca

Don't throw your hand, oh no

Não se resigne, oh, não!

Don't throw your hand

Não se resigne

If you feel like you're alone

Quando você sentir como se estivesse sozinho.

No, no, no, you're not alone

Não, não, não, você não está sozinho

If you're on your own in this life

Se você está sozinho nessa vida,

The days and nights are long

Os dias e noites são longos,

When you think you've had too much of this life

Quando você sente que teve demais dessa vida

To hang on

Para seguir em frente

Well, everybody hurts

Bem, todo mundo se machuca

Sometimes, everybody cries

Às vezes, todo mundo chora

And everybody hurts, sometimes

E todo mundo se machuca, às vezes

But everybody hurts, sometimes

Mas todo mundo se machuca, às vezes

So hold on

Então aguente firme

Hold on

Aguente firme

Everybody hurts

Todo mundo se machuca

You're not alone

Você não está sozinho

 

Na viagem de ida tive a sensação que poderia escrever por horas a fio, continuo tendo uma sensação parecida, mas agora creio conseguir escrever com mais conteúdo e com a possibilidade de comunicar algo útil, não apenas para mim, mas também para quem estiver lendo.

O projeto Sabático proporcionou a oportunidade de fazer uma enorme viagem interior. Novamente choro e lágrimas, a música dessa vez foi Secrets of my Hearts, Segredos do meu Coração, www.youtube.com/watch?v=UXfrVrFv7jk. Os sentimentos estavam à flor da pele, parece que tudo que me toca, leva-me a um estado de profunda gratidão pela vida, pela oportunidade de procurar e encontrar uma parte do meu próprio Ser. Creio ter enfrentado e superado um grande desafio e agora tenho o dever de não perder o investimento de tempo e aprendizado deste período.

Lembro-me de tantos anjos que me ajudaram nesse tempo, que sinto que a toda humanidade é composta de anjos me incentivando a seguir em frente. Saiba que considero você também como um grande anjo.

Outra música que me fez chorar foi Have You Ever seen the Rain?  Você alguma vez já viu a chuva? www.youtube.com/watch?v=2oX2FSv4Rys. Fui tendo vários momentos de emoção, os motivos não ficaram claros, mas o resultado foi revigorante.


Have You Ever Seen The Rain?

Você já viu a chuva?

Someone told me long ago

Alguém me disse muito tempo atrás

There's a calm before the storm

Que há uma calmaria antes da tempestade

I know

Eu sei

It's been coming for some time

Já vem chegando há algum tempo

When it's over, so they say

Quando estiver terminado eles dirão

It'll rain a sunny day

Que choverá num dia ensolarado

I know

Eu sei,

Shinin' down like water

Brilhando como a água

I wanna know

Eu quero saber

Have you ever seen the rain?

Você já viu a chuva?

I wanna know

Eu quero saber

Have you ever seen the rain

Você já viu a chuva

Comin' down on a sunny day?

Caindo em um dia ensolarado?

Yesterday and days before

Ontem e nos dias anteriores

Sun is cold and rain is hot

O sol fica frio e a chuva, quente

I know

Eu sei

Been that way for all my time

Foi assim a minha vida inteira

'Til forever, on it goes

Até a eternidade, será sempre assim

Through the circle, fast and slow

Através do circulo, rápido e devagar

I know

Eu sei

It can't stop, I wonder

Não pode parar, imagino

I wanna know

Eu quero saber

Have you ever seen the rain?

Você já viu a chuva?

I wanna know

Eu quero saber

Have you ever seen the rain

Você já viu a chuva

Comin' down on a sunny day?

Caindo em um dia ensolarado?

Quando saí do Brasil seguia em direção a um mundo desconhecido e agora caminho para um mundo “conhecido”, mas será que é verdade? Gostei tanto da experiência de ir rumo ao desconhecido que, se passar por você e não te reconhecer, não fique chateado, que tal nos conhecermos novamente!??! Imagino ter a chance de recriar um novo mundo, praticando as virtudes desenvolvidas e compreendendo as dificuldades, vivendo uma relação de alegria e ajuda mutua.

 

Meu novo número de telefone é 041 9166 2973, estou usando dois e-mails, Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para assuntos pessoais e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para assuntos de trabalho.

 

Aqueles amigos que desejem receber por e-mail os próximos textos, favor me avisem, caso contrário podem acompanhar da mesma forma, via blog, www.projetosabatico.com.br.

 

Um grande abraço e nos vemos em breve!!!

Clovis Fernando Greca

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting