Um mês e meio de Atividades

Nos últimos textos não escrevi sobre minhas atividades diárias, procurei mudar o conteúdo dos post’s, variar o assunto e o estilo de escrever, mesmo assim continuei fazendo pequenas anotações do que estou fazendo. Gostei dessa prática, ela tem me ajudado a valorizar a memória e rever onde invisto o tempo, caso contrário, poderia ter a sensação que não fiz nada.

Foram muitas atividades, quase todas tem fotos e pequenos vídeos, isso tem uma boa utilidade, por exemplo, continuo relendo meus textos de um ano atrás. Vejo as fotos e sinto uma sensação agradável, a de que fiz boas coisas com o tempo.

A quantidade de eventos, shows, concertos, feiras, teatros, etc., da região nessa época de verão é enorme, acredito que estamos ficando até embriagados!!

O texto de hoje será como um diário de memórias, talvez não seja interessante para algumas pessoas lerem, porém para mim é bom de escrever.

Depois de quase dois anos sem ir ao cinema normal, fomos à cidade de Sinalunga, a cerca de 20 km de casa, ver o filme Homem Aranha – 3D, a sala estava vazia, mas também com preço de 12 euros por pessoa e 10 euros pela pipoca!! O conteúdo do filme é aquele padrão, deu para descontrair.

Fomos a várias apresentações de formaturas de “alunos” da Academia Musicale Chigiana de Siena (www.chigiana.it), na verdade não são alunos normais, apenas os melhores músicos do mundo conseguem vagas para participar desses cursos de aprimoramento, as apresentações são espetáculos de puro talento.

Continuamos explorando a região, o nosso amigo Monsenhor Fábio, nos presenteou com um passeio a lugares especiais que não conhecíamos ainda, o Castelo de Meleto, ao Burgo San Sano e a uma “Champagneria” no centro de Siena. No burgo San Sano havia duas coisas inusitadas, uma cama em um quarto dentro de um antigo e grande barril de vinho e uma banheira para banho com vinho, se chama vinho-terapia!! Para alguns seria um dilema, tomar banho ou beber o vinho!! No dia seguinte fomos agradecer a Don Fabio, acabamos almoçando em sua casa, comemos Panzanella, uma espécie de salada de pão, muito boa, de quebra fomos “batizados” com um licor digestivo com 90% de teor alcóolico.

Jantar com conserto na igreja, os músicos eram os melhores de uma orquestra da Inglaterra, todos finamente vestidos e com uma qualidade impecável, jovens gênios. O jantar foi agradável, sentamos em uma mesa com uma historiadora que estava publicando um livro sobre a história da arte Chiantina, um jornalista famoso, uma pintora renomada e o secretário de promoção de cultura da Toscana, uma conversa animada e descontraída.

Tivemos dias muito quentes, mesmo na piscina não refrescava, teve um dia que a água estava a 33 graus, parecia um banho termal. O bom é que a noite refresca, a temperatura fica entre 15-18 graus.

Na escola de artes que faço aula de cerâmica, havia um grupo de jovens artistas americanos fazendo curso de aperfeiçoamento e se preparando para uma apresentação, achei o máximo, eu fazendo minhas obras escutando os ensaios, diversas classes simultaneamente com estilos diferentes, ópera, música lírica, musical americano, uma mistura de sons!!

Recebemos visitas de amigos do Brasil, foi muito bom poder mostrar e compartilhar um pouco da casa e da nossa vida com outras pessoas, um pouco de turismo e muito papo. Tivemos e fizemos o jantar de formatura das aulas de culinária, as visitas foram as cobaias desta vez, preparamos: Pappa al pomodoro, sardine ala beccafico, tortelli di patate e funghi com dragoncello e zuppa inglese. Após o jantar, mais um espetáculo em uma igreja, piano e violino em Poggibonsi. Um local bonito com colunas da época romana. Em San Gimignano assistimos mais uma ópera, O Barbeiro de Sevilha, um estilo bem diferente da anterior, Aida, uma comédia, foi um lindo espetáculo ao ar livre e com lua cheia. O diferente é que o Fígaro, o principal papel, foi feito por um japonês, cantando em italiano é claro!!

Convidamos um casal de amigos italianos para jantar, mais os turistas brasileiros, mesa cheia. Ficamos até tarde dando risadas e comendo, aproveitamos mais uma vez para praticar culinária e fizemos os pratos que aprendemos. Divertimo-nos, tivemos até a visita de um morcego, muitos gritos, ele não queria sair da casa de jeito nenhum.

Mais um grande evento, o Siena Jazz Festival, dessa vez não é música clássica, é jazz para todos os gostos, são músicos fazendo cursos com artistas renomados e apresentando os resultados em shows pela cidade, com vários estilos em muitos locais. Fomos a pelo menos 5 eventos diferentes, o que mais gostei foram as bandas de rua. Conhecemos a Enoteca Italiana, no local tem um happy hour agitado e mais de 1.600 tipos de vinhos para vender. Outro ponto interessante são as contradas, são como associações de bairro, tem uma estrutura maravilhosa, museu, igreja, restaurante, etc., tudo é mantido por serviço voluntario dos moradores.

Continuamos aprofundando as amizades com nossos vizinhos, fomos à casa de um casal que morou no Brasil por 5 anos, eles adoraram, falamos em português e trocamos experiências, um banho de piscina e um drink, gin com agua tônica, refrescante, depois jantar em restaurante que não conhecíamos.

Na cidade de Arezzo tem uma feira enorme de objetos antigos, são centenas ou milhares de barracas vendendo de tudo, o preço varia bastante, tem de quinquilharia a verdadeiras obras de arte. É considerada uma das maiores feiras desse gênero da Itália. Arezzo é local belo, restaurantes, museus, antigos palácios e obras de arte com quadros de Luca Signoreli. Uma pena foi que o calor está insuportável, cansei rápido e tive que voltar antes de explorar suficientemente o local.

Um dia recebemos uma ligação inesperada, era monsenhor Fábio nos avisando que nesse fim de semana não haveria missa, um tratamento especial. Sempre que possível vamos à missa, continuamos gostando e alimentando nosso espirito.

As aulas de aquarelas estão difíceis, para eu pintar de uma forma abstrata e com velocidade não é nada fácil. Continuo praticando, tudo é um exercício e tem sua importância, mesmo que ainda não tenha certeza do que.

Conseguimos ser convidados para um evento especial, apenas para moradores e pessoas ilustres da região. Foi uma apresentação musical com artistas da orquestra filarmônica de Berlin, piano, violino e trompete, música clássica de primeiro nível. Foi na mesmo local que teve o Arta Festival (www.artafestival.com), na vila de Geggiano. Após a apresentação foi servido o jantar ao ar livre, nos jardins da vila, um cena memorável, por do sol, lua, luzes de velas, pessoas elegantemente vestidas em um ambiente que lembrava cena de filmes antigos.

Trafegar com a moto na cidade é bacana, já começo a conhecer o labirinto e não fico perdido por muito tempo. Para minha sorte, encontrei uma guarda que me parou, pediu os documentos, não é que esqueci. Acabei levando duas multas, uma por falta de documento e outra por andar em área proibida!!

Tem sido difícil acordar cedo, acho que temos muito mais atividades sociais aqui na Itália que na Espanha, tive que mudar a hora de caminhar, agora é no fim do dia, continuo explorando a região e encontrando novas trilhas. Outro dia caminhei com Paolo, nosso vizinho, ele já fez o caminho de Santiago e agora está aposentado, foi um alto executivo da Nestle, uma boa conversa, não deixa de ser uma forma de coach.

Mais um casal de amigos brasileiros veio nos visitar, foi na semana do Pálio de Siena, é o evento mais tradicional e importante da cidade, tem toda uma historia envolvida. Acho que uma pesquisa na internet pode explicar melhor do que eu. No dia que antecede a corrida, tem um grande jantar, são entre 500 a 1.500 pessoas por contrada, são 17 contradas, ou seja, podemos ter 17.000 pessoas jantando ao ar livre, espalhadas por toda a cidade. Uma experiência única.

Levamos os amigos para conhecer o teatro de Rozzi, um belo local, assistimos a apresentação da Orchestra della Fondazione Bulgaria Classic, com uns 100 músicos, e como artista principal o famoso violinista Boris Belkin.

Aproveitamos a vinda dos amigos e fomos fazer um pouco de turismo. Viajamos pelas montanhas Dolomiti, Cortina D`Ampezzo, Munique (Alemanha) e Lugano (Suíça), passando pelos Alpes, lago Como e vários outros lindos locais. Em Munique encontramos amigos de infância, passeamos juntos e aproveitamos para diminuir as saudades. Fomos acolhidos e fizemos parte de uma grande família. Diferente do meu projeto, que tenho uma data para voltar ao Brasil, eles não tem, tarefa difícil de adaptação a cultura e a língua. Nada com nossa pátria!! Têm fotos, o álbum com fotos de viagem se chama Munique.

Nova visita, agora de uma família, um casal e duas crianças, são amigos de Valencia/Espanha. Foram quatro dias bastante agitados, não estamos habituados com crianças, uma energia sem fim, além disso, com uma educação diferente da que estamos acostumados no Brasil. Mais uma vez nosso guia celeste nos acompanhou a um passeio ao lago Trasimeno e a cidade Passignano Sul Trasimeno, no almoço comemos peixe de lago saboroso, se chama Persico. O local é bom, nada especial, o problema foi que o calor estava terrível, chegou perto dos 40 graus. Para surpresa, as crianças nesse dia estavam mais calmas, uma benção divina.

Viagem à terra natal do pai da minha esposa, Trakai, Lituânia. É uma pequena cidade a 30 km da capital, Vilnius.  A Lituânia pareceu, nessa época do ano, verão, muito agradável, centenas de jovens pelas ruas, uma vida noturna agitada e com muitas opções. Trakai é uma cidade pequena rodeada por lagos e natureza, tem um lindo castelo em uma ilha, casas antigas de madeira, parece uma vila encantada, a vila dos “Smurfs”. Vilnius tem belas construções antigas muito bem conservadas, muito limpa e espantosamente barato. Uma parte da cidade é muito moderna, edifícios de vidro, centros comerciais e tudo que uma grande cidade pode oferecer. Um local que merece ser visitado com tempo. O álbum com fotos de viagem se chama Lituânia.

Outra vez fomos a Arezzo, dessa vez para ver o Giostra del Saracino (www.giostradelsaracino.arezzo.it), outro evento que mostra a tradição da época medieval, centenas de pessoas vestidas com roupas e armas dessa época. Um show de cores, música e tradição. O auge da festa é o duelo com lança a cavalo contra um boneco, antigamente era contra pessoas, mais isso é perigoso. Vale darem uma pesquisada nas imagens da internet.

Todos esses eventos têm fotos no álbum Itália, também tem outro álbum com fotos das atividades artísticas que estou fazendo por aqui, se chama atividades Itália. Aceito ofertas de compras!!!

Comentários  

 
0 # Compro !!!!Texe 03-09-2012 21:00
Pago 10 euros pelo prato de camarão com nhoque (acho que é isso) !!!
Mas tem que ser servido a quente.
Abraços.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Compro !!!!Clovis Fernando Greca 04-09-2012 10:43
Valor justo. Oferta aceita!!! Agora vamos aguardar outras propostas, talvez possamos fazer uma mesa cheia. Sim é nhoque com uma especie de lagostin, estava muito bom. Abraços amigo Joao Carlos.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting