Porque do tema - Projeto de Vida - Lapidando Ideais e criando Significado

Porque do tema

Projeto de Vida - Lapidando Ideais e criando Significado

 

Esse é o título do projeto que começo a desenhar agora, ele tem a intenção de dar uma direção às experiências que pretendo ter quando voltar ao Brasil. Todo o período Sabático foi riquíssimo em aprendizados, e uma das coisas que gostei de fazer e pratiquei, foi criar títulos para os textos que escrevi. Sempre busquei algo que tivesse um significado profundo ou fosse um hiper-resumo do assunto.

Antes de apresentar o projeto vou comentar o que o título quer dizer para mim. Cada palavra foi escolhia com precisão e atrás delas, tem um mundo de informações, veladas e reveladas. Não busquei a informação em lugar algum, tudo teve origem nas minhas reflexões e aprendizados, assim o conteúdo tem validade para mim e talvez, para você! É uma interpretação particular e livre do assunto.

 

O objetivo do projeto é transportar algo do mundo imaginário, do mundo dos sonhos, dos ideais para o mundo concreto, para a vida real. É pensar algo que ainda não está feito. Um projeto é uma forma de: usando a capacidade intelectual de prever as necessidades e possibilidades para ir em direção a um objetivo ou um ideal. Ele pode facilitar a execução das ações permitindo que os objetivos sejam alcançados com maior assertividade.

A vida é muito preciosa para ser desperdiçada, é importante se reconhecer e saber para onde pretendemos caminhar, caso contrário, podemos ficar dando voltas e não seguir rumo algum. Todos os caminhos podem ser bons, o mais importante é seguir avante, cada um em seu ritmo, porque a evolução está no caminhar.

Um Projeto de Vida promove a ideia de pensar hoje o caminho que vou trilhar amanhã e como gostaria de chegar a um destino. Aprendi percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela a dar mais importância ao caminhar e ao caminho, do que ao próprio destino, pois esse é passageiro. Quando chegamos a um destino, já iniciamos outro caminho. Essa compreensão me mostrou como a Vida, pode ser igual ao caminhar, nunca acaba, ou melhor ainda, é eterna como o próprio Creador. Dessa forma, o projeto de vida me ajuda a melhorar o sentido da vida.

Para lapidar uma pedra, o lapidador tem que perceber a potencial que está dentro da pedra, aproveitar ao máximo essa possibilidade, fazer o mínimo possível de cortes, maximizar a entrada de luz, criar condições para a luz refletir no interior da pedra e quando estiver impregnada pela essência da pedra, sair para o mundo e brilhar. Esse projeto deve passar pelo mesmo processo.

Sempre que imaginamos ou sonhamos podemos estar criando ideais ou ideias, esse é o mundo que move a humanidade. Um ideal é algo que acreditamos ser importante e sua realização ou busca, ajuda a nos sentirmos melhores. O ideal começa com um individuo e pode expandir-se para um coletivo, ele pode servir de elo de união entre pessoas. Como todos sabem, a união faz a força e o movimento.

Para lapidar ideais é necessário um trabalho sério, começando por avaliar cada pensamento, verificar sua coerência, motivação, objetivos, não apenas os visíveis, mas também os ocultos e camuflados. Lapidar os ideais ajuda revelar a essência do ideal e escolher as melhores ideias, aquelas que tenham o maior potencial para transformar uma possibilidade em uma realidade, um projeto em uma realização. O ideal deve se impregnar com o mundo que o cerca, brilhar e servir como sinal à aqueles que estejam percorrendo o mesmo caminho e de uma forma indireta, a toda a humanidade.

Para um homem, o significado da palavra criar é menos completo que para uma mulher, assim para preencher as lacunas que faltarem, podemos perguntar a uma mãe, o que ela entende por criar. Creio que muitos dos pensamentos que estou usando no projeto já existem, estou apenas externando minha compreensão deles e os ordenando de uma forma que façam um sentido como um todo. Da mesma forma que um compositor faz ao inventar a melodia de uma canção. Ele seleciona as notas, as une em um tempo e numa ordem determinada, mas as notas já existiam. O projeto, a vida, o ideal ainda estão em construção, a medida que se fortalecem com alento do mundo podem se transformar em algo real.

Significado, esse é um dos pilares da humanidade, a busca por um sentido, a busca de um por que.  Sempre somos motivados por algo, e na grande maioria das vezes não temos certeza o que nos motivou a ir, a fazer, a querer, desejar, pensar, imaginar,... Dar significado é ir ao encontro dos motivadores, conhecê-los e validar sua coerência, trazendo-os para a consciência. Assim nos tornamos capazes de fazer escolhas e decidir de forma lúcida o caminho que queremos percorrer.

Criando Significado, outra experiência interessante do Caminho de Santiago foi perceber que a medida que caminhava e o tempo passava, as situações que vivia iam ganhando sentido. O sentido só ocorria, depois de ter a experiência, pude notar como cada experiência foi importante para “atingir o objetivo”, chegar bem a Santiago, exemplo:

- Nos primeiros dias, meu principal objetivo era caminhar com a melhor eficiência possível, o mundo se resumia a mim e aos meus passos.

- Depois de sentir-me confortável com essa etapa comecei a melhorar a rotina; hora de dormir, acordar, comer, arrumar a mochila, etc.

- Levanto a cabeça e vejo o mundo fora de mim, as paisagens, a beleza do caminho, sinto o frio, o sol, vejo estrelas. Começo a me abrir ao externo

- Vejo e procuro conversar com os outros peregrinos, trocar experiências, criar laços, e a reconhecer outros objetivos em comum, além de chegar a Santiago.

- Por fim, além de continuar a fazer todas as fases acima, começo a interagir com as pessoas locais, o mundo torna-se o mundo e se abre.

Começa com um eu, segue com,

eu + objetos,

eu + objetos + você,

eu + objetos + você + o mundo,

eu + objetos + você + o mundo + as pessoas que habitam o mundo.

Apenas consegui perceber essas fases e sua importância quando estava terminando os caminhos, percebi também que utilizo um processo parecido para muitas outras situações da minha vida. Uma das coisas que facilitou essa visão foi ter um objetivo maior, além de chegar bem a Santiago.

Com o passar do tempo, o projeto deve ir crescendo, amadurecendo e permitindo o surgir de “um mundo novo” ou uma nova visão do mundo (individual), com um significado que será construído durante o caminhar.

 

Projeto de Vida - Lapidando Ideais e criando Significado, o grande desafio agora é conseguir colocar em palavras simples tudo aquilo que imagino caber nesse projeto, escrever com uma linguagem que seja clara e motivadora para transformar o projeto em realidade.

Sei que isso ocorre em várias etapas e fases, saber dar o ritmo adequado para cada uma delas é um bom trabalho. Do conceito a prática, do objetivo ao resultado e principalmente descobrir como equilibrar a filosofia com a prática, pois ambas devem estar em sintonia.

Como disse o Shantideva (Grande Mestre Budista do Século VII) "...para que eu possa caminhar de forma macia pelo mundo, devo então cobrir o mundo inteiro com couro. Onde vou arranjar tanto couro assim? Por outro lado, ao cobrir meus pés com couro tem exatamente o mesmo efeito que cobrir o mundo inteiro com couro. Da mesma forma, ao transformar a mim mesmo, obtenho exatamente o mesmo efeito que transformar o mundo inteiro...".

Sinto a necessidade de contribuir para melhorar o mundo, melhorando a mim mesmo e colaborando com os demais. Acredito ter conhecimento da dificuldade de atingir esse objetivo, porém creio que todo o esforço nesse sentido colabora para atingir a meta. Tenho noção que não conseguirei ver muitos resultados, é um projeto de muito longo prazo, mas se seu conteúdo for coerente, seguirá. Pessoalmente, se apenas conseguir desenvolver as virtudes da paciência, generosidade e lucidez já terei dado um grande passo.

É um projeto de aprimoramento pessoal e coletivo, irá necessitar de uma grande dose de compromisso e comprometimento, atitudes que dão trabalho, mas são essenciais para melhorar o Ser.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

For a professional business hosting we highly recommend hostgator review or cloud hosting
Joomla Templates designed by Joomla Hosting